sábado, 8 de novembro de 2008

Doenças emocionais


Você já reparou, que sempre quando você está passando por emoções, como tristeza, depreção, preocupação etc. Você começa a sentir no corpo as mesmas. Aparece do nada uma gripe, dores de estômago, o corpo fica mais dolorido; isso se chama somatização.

Zbigniew Lipowski disse que: "a tendência a experimentar e comunicar sofrimento somático em resposta a estresse psicossocial e buscar auxílio médico por isso"., explicando, quando você fica estressado e sente isto no seu corpo. Você precisa procurar um médico para cuidar disso

Hoje em dia, os médicos chamam este problema de “sintomas físicos sem explicação médica (SEM)”, mas fora do mundo ciêntifico prefirimos chamar de problemas físicos por causa de um problema emocional de somatização.

Se você sempre fica doente logo após problemas emocionais, tome cuidado: “Conflitos que não encontram espaço para serem resolvidos na mente são transferidos para o corpo”, explica a psicóloga e psicoterapeuta Olga Inês Tessari à Revista Ciclo.

Essas doenças podem evoluir para síndrome do pânico, gastrite nervosa, asma, úlcera, artrite e chegar a problemas dermatológicos ou sexuais.

Para se tratar, deve-se procurar ajuda psicológica.





Um comentário:

Solomon Blue Waters disse...

interesante. Boa sorte com seu blog.